quinta-feira, 8 de maio de 2014

GLOSSÁRIO CONTÁBIL

Olá a todos! Decidimos postar esse glossário no intuito de ficarem por dentro de termos que vemos na contabilidade e que ajudarão durante a leitura do blog e claro, nos estudos! 



 A

Análise de balanço - Permite a análise e interpretação das demonstrações contábeis visando avaliar o desempenho das entidades em determinados períodos.

Ativo - Conjunto de bens e direitos da entidade, sendo a parte positiva do Patrimônio. É onde ocorre a aplicação de recursos, de modo que gere lucros para a empresa.

Auditoria contábil - É a parte da Contabilidade que consiste no exame de livros, documentos, relatórios e no levantamento de informações, para verificar se as demonstrações financeiras representam de fato a situação econômica e patrimonial da empresa e se foram elaboradas de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade.


 B

Bens - Fazem parte do Ativo da empresa e são tudo aquilo que possui valor econômico São as coisas capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas. São todos os objetos que uma empresa possui, seja para uso, troca ou consumo.

Bens imóveis - Bens que não podem ser retirados de seu lugar natural (solo e subsolo) sem destruição ou dano. Aqueles que, para serem deslocados, terão de ser total ou parcialmente destruídos. Ex.: árvores, edifícios, terrenos, construções, etc.


Bens intangíveis - Também chamados de bens imateriais, são os bens que não podem ser tocados. Ex.: nome comercial (marca) e patente.


Bens móveis - Bens que podem ser removidos sem dano, seja por força própria ou por força alheia. Objetos concretos, palpáveis. Como máquinas e estoques.


Bens tangíveis - São os bens que constituem uma forma física, bens concretos, que podem ser tocados.


 C

Caixa - Representa o dinheiro disponível na empresa, em espécie. É uma conta do Ativo Circulante.

Capital de giro - É uma parte do investimento que compõe uma reserva de recursos que serão utilizados para suprir as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. É o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar).


Capital de terceiros - Corresponde ao passivo exigível (obrigações) da empresa e representa os investimentos feitos com recursos de terceiros. Ex.: Compra de um imóvel financiado pelo Banco em 12 vezes (Financiamentos a pagar).


Capital próprio - Constitui a riqueza líquida à disposição dos proprietários. É a soma do capital social e suas variações, os lucros e as reservas, ou seja, é aquele que se originou da própria atividade econômica da entidade, como lucros, reservas de capital e reservas de lucros. Obs.: Equivale ao Patrimônio líquido (ou situação líquida).


Capital social - É um investimento inicial feito pelos proprietários da empresa e corresponde ao patrimônio líquido inicial.


Contabilidade - É uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do Patrimônio das empresas.


Curto prazo - Todos os bens e direitos realizáveis em moeda ou passíveis de conversão e as obrigações com vencimento até o término do exercício social (ano) seguinte.

 D

Depreciação - São encargos que correspondem à redução do valor dos bens físicos, de natureza permanente, em função do desgaste ou perda de utilidade pelo uso ou ação da natureza.

DRE - Significa Demonstração do Resultado do Exercício, mostra o resultado das atividades da empresa (lucro ou prejuízo) de um determinado período (mês, semestre, ano).


Despesa - Despesa é todo o gasto de caráter geral, relacionado com a administração e vendas, como por exemplo juros, multas, material de escritório, etc. A despesa não pode ser diretamente relacionada com o produto final.


 E

Entidade - Uma entidade de contabilidade é uma empresa particular, que tem uma identidade separada da dos proprietários e gestores (que são parte da organização).

Escrituração contábil - É a técnica de efetuar os registros dos fatos contábeis que afetam o patrimônio da entidade, passíveis de valorização monetária.

 F

Fatos contábeis - são ocorrências que têm por efeito a alteração da composição do Patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou em seu aspecto quantitativo. Ex.: pagamento de salário ao funcionário.

G

Grau de exigibilidade - É o maior ou menor prazo em que as contas de obrigações devem ser pagas pela empresa.

Grau de liquidez - É o maior ou menor prazo no qual os Bens e os Direitos podem ser transformados em dinheiro. Ex.: conta Caixa é a de maior liquidez, por já ser dinheiro. Já a conta Veículos é de menor liquidez que a conta Caixa, pois demora mais para se transformar em dinheiro (primeiro precisa-se vender o veículo para depois ter o dinheiro em mãos).

 I

Investimentos - Participações e aplicações financeiras de caráter permanente, com o objetivo de gerar rendimentos para a empresa de forma que esses bens e direitos não sejam destinados à manutenção das atividades normais da companhia. Ex.: obras de arte, investimento em ouro, etc.

 L

Lucro - Excedente das vendas em relação aos custos e às despesas durante um período contábil. Não necessariamente aumenta o caixa. Ele pode refletir no aumento de ativos e na diminuição de passivos.

 M

Mercadorias - São bens de propriedade da empresa que tem como objetivo a venda para a geração de resultados.

  N

Nota promissória - Título de dívida pelo qual a pessoa se compromete a pagar uma certa quantia em dinheiro, com prazo determinado.

  O

Obrigações - Dívidas da empresa, valores a serem pagos a terceiros.Ex.: salários a pagar, aluguéis a pagar, contas a pagar, fornecedores (duplicatas a pagar).

 P

Patrimônio - Conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma pessoa ou a uma entidade.

Patrimônio líquido - É a diferença entre os valores do ativo (bens e direitos) e do passivo (obrigações) de uma entidade, em determinado momento.


Pay-back - O tempo de retorno, é a relação entre o valor do investimento e o fluxo de caixa do projeto. O tempo de retorno indica em quanto tempo ocorre a recuperação do investimento. Quanto maior o pay-back, maior será o risco do investimento.


Pessoa física - É todo ser humano, todo indivíduo, pessoa natural (sem qualquer exceção).


Pessoa jurídica - É a união de indivíduos que, através de um contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros. As pessoas jurídicas podem ter fins lucrativos (empresas industriais, comerciais, etc.) ou não (cooperativas, associações culturais, religiosas, etc.). Normalmente, as pessoas jurídicas denominam-se empresas.

 R

Receita - Receitas são todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços, além de aluguéis, rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc.

 V

VENDAS BRUTAS TOTAIS: É o faturamento total, consideradas à vista e as vendas a prazo e refere-se ao volume financeiro dos negócios realizados pela empresa, ou seja, é a quantidade vendida de produtos multiplicada pelos seus respectivos Preços de Venda.


Esperamos que esse glossário ajude bastante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário