domingo, 18 de maio de 2014

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Olá para todos. Nesse post falaremos um pouco sobre contabilidade internacional e alguns de seus aspectos :


  Cada país tem especificidades que influenciam na elaboração e preparação das demonstrações contábeis, tais como legislação, regras, procedimentos e objetivos. A contabilidade também é influenciada pelo ambiente em que atua, dependendo da cultura e da economia. Dessa forma, existem diversas razões para a existência de diferenças internacionais nas demonstrações contábeis como por exemplo o nível de amadurecimento e status da profissão contábil em variadas regiões.
  Com os países se tornando mais interdependentes, surge então a necessidade de uma linguagem contábil unificada. Através do processo de harmonização que busca preservar as particularidades de cada país,mas que permite reconciliação entre os sistemas contábeis e de padronização com a uniformização de critérios, sem flexibilização. 
  A contabilidade internacional surge para construir um ponto comum entre os relatórios financeiros elaborados por contextos de outros países e definir métodos de adaptação aos padrões internacionais a partir da contabilidade local. Tornou-se importante no Brasil a partir da criação da Bolsa de Valores e da vinda de capital estrangeiro ao mercado nacional.
 Ao adotarem as NIC's(Normas Internacionais de Contabilidade), obtêm-se uma linguagem que pode ser entendida por diversos usuários em distintos países, além de reduzir custos com trabalhos de auditoria.

O IASB e as NIC

O IASB é o Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade. 
Fundado em 1973 por nove países - Austrália, Canadá, França, Alemanha, Japão, México, Holanda, Reino Unido e Irlanda - e com sede em Londres, tem atualmente mais de 140 membros (em mais de 100 países) e 14 membros com poder de decisão sobre as normas contabilísticas (responsabilidade exclusiva de estabelecer as NIC).
A forma como o IASB surgiu, se desenvolveu e se transformou ao longo da sua história, o fez conquistar reconhecimento mundial como organismo privado emissor de normas contabilísticas de elevada qualidade.
Os objetivos do IASB centram-se fundamentalmente no desenvolvimento, no interesse público, de um conjunto único de normas contabilísticas globais de alta qualidade, compreensíveis e susceptíveis de serem impostas, que exijam informação transparente e comparável nas demonstrações financeiras, para ajudar os participantes nos mercados de capitais e outros utentes a tomarem decisões econômicas.
As NIC são um conjunto de pronunciamentos de contabilidade internacionais publicados e revisados pelo IASB, O principal objetivo das demonstrações financeiras em é dar informações sobre a posição financeira, os resultados e as mudanças na posição financeira de uma entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários (investidores, empregados, fornecedores, clientes, instituições financeiras ou governamentais, agencias de notação e público) em suas tomadas de decisão.

Fontes acessadas :
http://tdmdconsultores.wordpress.com/2008/07/01/contabilidade_internacional/

Nenhum comentário:

Postar um comentário