A contabilidade é uma ciência social aplicada e através dela é possível registrar, acumular, resumir, e interpretar os acontecimentos econômicos de qualquer empresa privada ou pública.Além de poder fazer essas atividades através das partidas dobradas que permite lançamentos constantes e assertivos nos balanços patrimoniais na qual devem conter no final o mesmo valor tanto no ativo quanto no passivo.
Para que os demonstrativos financeiros possam cumprir o objetivo de informar de maneira completa e clara, as informações devem ser preparadas de acordo com os princípios contábeis de contabilidade e preservando seus atributos de forma que tornam as demonstrações úteis ao seu usuário (SUZUSTER, 2008). A contabilidade então assume a responsabilidade de apoiar a administração das empresas através do fornecimento de informações que ajudam na tomada de decisão.O registro dos atos e fatos das transações econômicas da empresa é de grande importância, deve basear-se em documentação adequada sobre as transações negociadas pela empresa.
A partir do correto registro dos fatos contábeis, a contabilidade passa a ser um instrumento que permite a emissão de relatórios contábeis que têm como objetivo fornecer a posição financeira da empresa para os grupos de pessoas e de interesses que necessitam da informação contábil - como: sócios, acionistas, administradores, bancos, governo, entre outros. (IUDÍCIBUS, 2008).
Podemos concluir então, que as organizações precisam de um controle contínuo sobre suas operações. Tanto as empresas de grande, como de médio e pequeno porte, pois uma organização, independente de tamanho ou ramo de atividade, necessita de controles para orientar o processo de gestão. Portanto o conhecimento da Contabilidade, de seus instrumentos contábeis e as diversas formas de analisá-los e extrair informações para auxiliar nesses controles, passa a ser um diferencial competitivo de acordo com a missão e visão estabelecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário